Curta nossa página no facebook!
mar
28

Enviando o currículo por e-mail

Author Rodrigo Fontes    Category currículo    

emailcvUma das formas mais comuns de enviar o currículo é por e-mail. Por ser uma prática constante de quem procura emprego no mercado de trabalho, considera-se  razoável escrever uma postagem sobre o assunto, após pesquisar informações complementares.

Portanto, alguns tópicos que estão aqui são essenciais para não causar má impressão ao recrutador quando o mesmo receber o seu currículo via e-mail.

gatinhamulata2011rj20abc@email.com

Alguém leva um endereço assim à sério? Ou pior: dá a devida atenção? Ter e-mail profissional faz toda a diferença e a forma de criar o mesmo é bem simples: basta se usar o nome ou profissão/área de atuação. Alguns exemplos abaixo.

  • rodrigofontes@email.com
  • anasilva.enfermagem@email.com
  • ricardosantos.tst@email.com
  • psi.marieduarda@email.com
  • santosoliveira.adm@email.com

Trabalhe conosco

O ideal é sempre você enviar o seu currículo através do preenchimento de dados dentro do site da empresa ou agência de recursos humanos. Geralmente esses links vêm como “Trabalhe conosco”, “Faça parte da equipe”, “Deixe seu currículo”, e afins. A partir de uma pequena frase destas já dá para perceber que se trata do setor de Recursos Humanos da empresa. Não esqueça de sempre preencher o máximo de informações.

Em caso de e-mails no site, envie diretamente para ele. Algumas raras vezes vemos o e-mail do profissional responsável por algum setor que nos interessa, mas, ainda assim, evite enviar o currículo para profissionais que não sejam do setor de RH daquela respectiva empresa.

Assunto

O campo Assunto sempre é a maior das dúvidas dos candidatos que entram em contato com o blog. Independente se você sabe o nome da pessoa que vai receber o seu currículo, adote como regra escrever a vaga que deseja preencher no assunto do e-mail. Se você vai mandar o currículo para uma oportunidade futura, faça o mesmo. Exemplo? Assunto: Auxiliar administrativo.

Entretanto, existe uma sigla muito comum para quando se direciona o e-mail à uma pessoa específica: A/C. Essa sigla quer dizer “aos cuidados de”. Então ficaríamos com o assunto dessa forma: A/C Rodrigo Fontes – Auxiliar administrativo.

Corpo do e-mail

Se o seu currículo possui algum campo de resumo de qualificações, coloque no corpo do e-mail antes do currículo copiado no mesmo.. Também vale uma pequena carta de apresentação, bem resumida mesmo, somente para despertar a curiosidade do recrutador, onde você destaca as habilidades que você acha que são válidas para aquela vaga. Essa resumida apresentação é importante para o recrutador, pois nem sempre ele vai analisar o seu currículo naquele momento e isso facilita muito o arquivamento do mesmo, para uma futura oportunidade.

Outra opção é explicar o motivo pelo qual está enviando o seu currículo para a empresa: se é em resposta à alguma vaga de emprego/estágio anunciada ou se para oportunidades futuras. Não escreva nada além, pois esse é um momento de objetividade. Maiores detalhes existem em seu currículo.

Em anexo ou no corpo do e-mail?

O ideal é no corpo do e-mail, mas isso depende muito de cada recrutador. Portanto, como regra, leia sempre com atenção a descrição da vaga. Não havendo especificação com relação à forma de envio, fica a seu critério.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Rodrigo Fontes é analista de RH junior, administrador e fundador do blog Emprego Virtual. Desde dezembro de 2008 no ar.

4 comentários em “Enviando o currículo por e-mail”

  • 1
    Susi 20/05/2009 às 02:26

    Oiii,
    Voce poderia postar um modelo de curriculo pra galera ter uma ideia de estética.
    É isso.
    Tenho lido alguns de seus artigos e tenho aprendido bastante.
    Té mais

  • 2
    Rodrigo Fontes 20/05/2009 às 21:20

    Ótima idéia, Susi!

    Beijos e obrigado pelo seu comentário!

  • 3
    João Santana 29/01/2013 às 11:40

    Obrigado por dividir seu conhecimento. São blogs como o seu que ainda salvam a blogosfera brasileira.

    • 3.1
      Rodrigo Fontes 29/01/2013 às 13:27

      Obrigado meu caro! São comentários assim que fazem valer a pena continuar com o blog!

Postar comentário

Redes sociais

facebooktwitterlinkedinrss
Depoimentos dos leitores Parceiros do Emprego Virtual Depoimentos dos leitores
Receba as atualizações por e-mail:

Facebook

Mais comentados

Categorias

Editoras parceiras

Dicas

Não chegar atrasado!

Arquivo



editora_gente
© 2012 Emprego Virtual - Política de privacidade - Mapa do blog - Contato